terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Bolsas/ Talegos


Tenho-me divertido imenso quando encontro amigas algarvias de gema e fazem referência aos taleigos. Normalmente dizem, espero que o façam com sinceridade, que gostam muito dos meus trabalhos mas que acham especialmente engraçados aquelas coisas.... ,elas bem tentam lembrar-se da palavra mas acabam sempre por usar o termo algarvio Bolsa.

Já aqui disse que o termo taleigo deverá ser usado na zona das Beiras e Alto Alentejo, no Algarve sempre foram bolsas, mas acho piada ao termo, daí estar a voltar a usá-lo de novo.

Esta bolsa é enorme, tem 80cm de comprimento por 60cm de largura,não faço a menor ideia que utilização teve mas quanto ao proprietário não me restam dúvidas. Ela pertenceu ao meu avô paterno, como indica o monograma impresso.



São padrões destes que fazem os trabalhos brilharem, já tivemos uma grande indústria têxtil e neste momento andamos a importar tecidos. Quando encontro estas peças apetecia-me voltar à infância e poder ir a correr à viúva Carminho ,à Casa Cristina, ... abastecer-me de tecidos e aviamentos e voltar aos dias de hoje e poder fazer com eles sacos, taleigos, bolsas....

1 comentário: