segunda-feira, 10 de maio de 2010

Observatório do Sobreiro e da Cortiça


Coruche é a capital Mundial da Cortiça, neste concelho são produzidas 5 milhões de rolhas de cortiça por dia sabia?
Não? eu idem.

Sabia que o Observatório do Sobreiro e da Cortiça é único a nível Mundial no estudo do sobreiro e da cortiça?
Não? eu idem


É agradável deparar-nos com obras e instituições destas, mas é desagradável bater com o nariz na porta num fim de semana em que a Vila promove os Sabores do Toiro Bravo.
Não tinha conhecimento da existência deste Observatório quando decidi passar o fim de semana na Vila de Coruche, mas assim que soube da sua existência e localização achei que seria interessante visitá-lo. Fomos até lá e batemos com o nariz na porta.
Não sei se é visitável mas quero acreditar que sim, uma obra desta envergadura e com este propósito deve ser visitável especialmente aos fins de semana quando toda uma Vila se movimenta para mostrar outros sabores aos visitantes.



O edifício com duas das fachadas cobertas integralmente de cortiça tem uma arquitectura fantástica que homenageia um dos produtos naturais mais nobres.

Fiquei com imensa pena de não ter visitado o seu interior e com mais pena fico ao verificar que na net não encontro qualquer site oficial deste Observatório apenas referência em imprensa local e num site criado para a 1ª feira da cortiça em Coruche a Ficor.

Deixo aqui um apelo aos responsáveis por este Observatório de forma a que sempre que esta Vila promova festas temáticas como foi a do último final de semana não deixe de abrir as portas deste Fantástico Edifício de forma a promover o trabalho que todos os envolvidos fazem para proteger o montado e valorizar este bem que é de todos Nós e muito Português.

Voltarei na esperança de o poder visitar.

2 comentários:

  1. Também não conheço (conhecia)...
    Provalvelmente, mais um investimento à moda portuguesa! Boas ideas, meias concretizações, rentabilidade zero...

    ResponderEliminar
  2. Pois D. Ana V. pode vir todos os fins de semana que quiser a Coruche e dúvido muito que consiga visitar o tal dito Observatório porque se encontra sempre encerrado e só abre esporádicamente para alguma conferência ou sessão de esclarecimento, de resto que se tenha conhecimento não se faz lá mais nada, mal empregados os € gastos naquela "magnifica" obra, parafraseando o comentário anterior, rentabilidade zero...

    ResponderEliminar