segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Abóbora ou Frade????


Como o halloween ainda não é tradição por estas bandas, resta-me a propósito de abóboras tirar dúvidas.

Da 1ª vez que em Almada pedi uma fatia de frade, a Sra. da frutaria fez-me um olhar esquisito e eu não percebi porquê, tive de apontar para o dito para ela perceber, segundo ela o que eu queria mesmo, era uma fatia de abóbora vencida mas não convencida lá comprei a minha fatia de frade.

Nós algarvios fazemos distinção entre o frade e a abóbora que normalmente também é chamada de menina.

O frade é maior, tem a casca mais lisa e de cor alaranjada, a polpa é de um laranja intenso. A Abóbora tem a casca verde mais rugosa e mais rija e a polpa é amarela.
Qualquer deles é óptimo para sopas e para assar mas, para doce e mesmo para as sopas o frade como tem mais polpa é melhor, na minha opinião claro, e o sabor é diferente.

A abóbora menina cozinhada com casca é fantástica nas sopas de grão, feijão maduro etc.

2 comentários:

  1. A língua portuguesa é muito traiçoeira!

    Aqui no norte e isto não tem a ver com abóboras, se pedires um garoto em vez de um pingo, ficam a olhar para ti a pensar que não estás boa da cabeça :)

    ResponderEliminar