sábado, 18 de dezembro de 2010

Presentes de Natal



Finalmente consegui fazer uma fornada de bolachas para oferecer como lembrança de Natal.
Fazer as lembranças de Natal não é novidade nem fruto da crise que se abate sobre todos nós, sempre o fiz, como nunca tive subsídio de Natal nem na altura em que trabalhava, sempre fiz a maioria das lembranças que ofereci, arranjos de flores, compotas e doces, bolos, pinturas, etc foram algumas das coisa que fiz antes de me dedicar a este novo hobby que são as costuras. Este ano resolvi entre outras coisas que por aqui tenho mostrado fazer bolachas. As receitas destas são as mesmas que mencionei neste post.

Resolvi colocá-las nestes sacos de celofane para que não ficassem moles, pois está imensa humidade, mas irão dentro destes taleigos e dentro destes sacos/cesta.




E para quem não sabe nada destas coisas de cozinha e que por cá passa, resolvi fotografar os passos necessários para chegar ao produto final.

1º-Coloco a farinha em cima da pedra do balcão juntamente com o fermento e o açúcar.




2º abro um buraco na farinha e no centro coloco a manteiga que deverá estar à temperatura ambiente. Seguidamente amassa-se tudo muito bem .



3º Normalmente formo uma bola de onde vou tirando os pedaços que estendo para fazer as bolachas.




4-Estendo a massa com o rolo até obter a espessura desejada, de seguida usando os cortadores recentemente adquiridos faço as bolachas na forma pretendida, antes usava um copo.




5-Retira-se o excesso de massa e colocam-se as bolachas no tabuleiro do forno, estas bolachas são tão ricas em manteiga que não é necessário barrar o tabuleiro.

Já no tabuleiro pincelam-se com gema de ovo e polvilham-se com amêndoa picada. No meu forno cozem a 180º durante 12m.




Quando estão cozidas retiram-se do tabuleiro e deixa-se arrefecer antes de guardar de preferência numa lata estanque para não apanharem humidade e ficarem sempre estaladiças.



Neste caso depois de arrefecidas coloquei-as dentro de sacos de celofane, atei com uma fita vermelha e coloquei uma etiqueta com o nome das bolachas e os ingredientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário