terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quadrados de lã ou Granny Squares?


Cresci entre linhas e agulhas de croché, durante anos vi a minha avó fazer toalhas, colchas, naperons, botas de bebé, babetes, etc.,para lojas, as suas peças eram lindas e perfeitas. A minha mãe também fazia croché muitíssimo bem feito também ela fez imensas peças para o seu enxoval e para a casa, a última peça que fez foi uma toalha para a minha filha.

Eu tal como noutros trabalhos manuais em que elas eram peritas nunca quis aprender, acho que fui vítima das teorias dos anos 60 que achavam os Lavores uma arte demodê. Perdi uma fantástica oportunidade de aprender com quem dominava na perfeição estas artes, mas nada está perdido.

Andar de blog em blog tem este efeito contagiante, depois de ver em vários blogs mantas, almofadas feitos com estes quadrados de lã fiquei curiosa e decidi experimentar.

A última e única vez que agarrei numa agulha de croché tinha 10 anos, ou seja há 40 anos atrás, e foi uma tentativa falhada da minha mãe e avó me ensinarem a arte de fazer toalhas e naperons, nessa altura fiz um naperon de buraco e cheio em linha branca com uma barra bordeaux ( acho que ainda o tenho guardado, tenho de procurar para vos mostrar), a minha experiência com o croché ficou-se por essa tentativa até ontem.

Depois de ver alguns tutorias aqui na net e ter pedido umas dicas à minha sogra, agarrei nas lãs e na agulha e comecei a fazer. Curiosamente descobri que ainda me lembrava, e o ditado confirmou-se: " Quem sabe nunca esquece".

Agora ando a fazer quadrados de lã, ainda não sei o que irei fazer com eles mas não importa o que importa é que estou entretida.

4 comentários:

  1. Está a ver...é como andar de bicicleta, nunca se esquece!
    Obrigada pelo carinho que tem deixado constantemente no meu blog!
    Beijinho
    mila

    ResponderEliminar
  2. Comigo aconteceu o mesmo! Ainda me lembro de tudo o que a minha mãe me ensinou! E que pensava estar esquecido... eu ainda fiz uma alcofa, que era usada para pôr bolinhos nos casamentos antigamente. Mas nunca aprendi a fazer os chapéus em miniatura ou os sapatinhos de bebé...
    E com os pontos da costura aconteceu-me o mesmo! Comprei um livro/guia com tudo o que há sobre costura à mão e à máquina e apercebi-me ao ler partes que a minha mãe ainda me ensinou algumas coisas até não muito simples. Preciso é de treino!
    Ana, tenho que lhe perguntar: onde compra os tecidos? é que aqui em Portimão, as lojas estão todas a fechar...

    ResponderEliminar
  3. Naná

    Os meus tecidos têm muitas proveniências,desde retalhos que eu e a minha mãe sempre guardámos, a ofertas de amigas.Também tenho comprado em Lisboa em lojas que se dedicam à venda de tecidos específicos para patchwork e outras e pela net.

    ResponderEliminar