domingo, 29 de janeiro de 2012

A Lenda




Diz a lenda que ao vislumbrar a beleza alva e cândida de Gilda no meio dos reféns, de umas das suas muitas batalhas, o rei Ibn-Almundim ordena de imediato que a soltem e desposa-a.

O Rei do Al-Gharb e a sua amada eram felizes mas à medida que os anos passam uma nostalgia e tristeza imensa começam a perturbar a "Bela do Norte". Gilda perde a alegria de viver, não há presente nem festa que a alegre.

Muitos são os físicos consultados mas sem resultado.

Com Amor e dedicação Ibn consegue que a sua amada Gilda lhe confesse que, o que a entristece é saudade da sua terra e de ver os campos cobertos de neve.

Sem demora Ibn-Almundim, manda plantar por todo o Al-Gharb campos de amendoeiras.

No ano seguinte Ibn convida Gilda a subir à torre mais alta do castelo de Chelb para que ela aprecie o magnífico espectáculo das amendoeiras em flor.

Ao depara-se com os campos cobertos de branco Gilda volta a sorrir, Ibn diz-lhe: Alá está convosco e cumpre os Vossos desejos.

E foi assim, segundo a lenda, que o Algarve se tornou no maior produtor de amêndoa deste país contudo, há muito que isso deixou de ser verdade. O aumento do preço da mão de obra para a apanha, o abandono dos campos, a construção, etc, levaram a que actualmente os campos já não se cubram de branco como acontecia até aos anos 70 do séc passado.

Sol, mar e amendoeiras em flor era o postal ilustrado desta região mas se não houver vontade de replantar e cuidar das amendoeiras existentes temo que em breve outras Gilda voltem a deprimir por falta da ilusão que as amendoeiras nos oferecem nesta altura do ano.




Sem comentários:

Enviar um comentário