terça-feira, 1 de maio de 2012

Maios e Maias














Em 1º lugar tenho que desabafar: Será que estes Srs do Google não têm mais nada que fazer do que andar sempre a alterar o  layout das aplicações deles? Será que não têm consciência que por aqui andam "cotas" que percebem pouco disto e que se vêem às aranhas com as mudanças?????

Agora que já desabafei ( veremos se consigo publicar alguma coisa) passemos às fotos.

No 1º de Maio no Concelho de Olhão entre Quatrim e Bias do Sul  é tradição fazerem-se os Maios ou Maias. Os Maios são bonecos feitos e vestidos com roupagem velha, uns  caricaturizam  ambientes e pessoas outros,  representam  usos e costumes desta zona algarvia, todos eles  num pequeno cenário mais ou menos elaborado conforme o gosto e o tempo do seu criador. Os Maios  fazem-se  sempre acompanhar de quadras ou dizeres  sobre um determinado tema.   Aqui poderão ler um pouco mais sobre os Maios
Esta é uma romaria que gosto de fazer neste dia. A estrada N125 fica entupida de carros de curiosos que param para ver e ler as quadras e apreciar os trabalhos artísticos das gentes desta zona.
Este ano a chuva estragou um pouco as pinturas dos bonecos e o vento insistia em fazer voar as folhas de papel com as quadras e dizeres mesmo assim a tradição cumpriu-se.
Claro que a Troika e a Crise estiveram em força.

2 comentários:

  1. Eu adoro ir ver os Maios. Desde miúda que o faço e este ano falhei por razões óbvias...

    Bjs.

    Pelos vistos já consigo comentar :-)

    ResponderEliminar
  2. A maia do restaurante está lá o ano todo.
    Isabel

    ResponderEliminar