segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cadernos de Receitas






































Não sou grande costureira e não me canso de repetir que quase tudo o que faço, aprendi via net,  vendo tutorias, experimentando, fazendo e desmanchando.

Quem  acompanha este blog sabe que uma das coisas que faço são capas para proteger livros.
Nas primeiras que fiz não gostei dos acabamentos,  porque os pespontos não me saíam  tão certinhos como eu gosto, não sei se por  usar uma máquina de costura fracota, ou por inabilidade minha, acredito mais na última hipótese.
Gosto da perfeição mas nestas andanças das costuras  ainda não consigo. Tenho ainda tanto para aprender....
Nesta altura estarão a perguntar: mas porque está ela com esta conversa?

Ontem e hoje, o meu trabalho com os tecidos foi fazer umas capas para forrar uns cadernos que podem servir de Livros de  Receitas ou para qualquer outro fim que lhes queiram dar. Quando  estava a fazer este que vêm nas fotos, talvez pelos tecidos que escolhi, lembrei-me que nas fotos que faço ( algumas de qualidade duvidosa) não dá para perceber que as minhas capas não têm pespontos à vista e que podem ser reversíveis.

Há algum tempo dei voltas e mais  voltas para tentar  fazer uma capa em que não se visse os pespontos e confesso que não consegui, uma noite os meus pensamentos ou melhor, os meus dasabafos irritados, atraíram a atenção do homem da casa, perguntou-me o que me apoquentava  e depois de lhe ter explicado foi buscar uma folha de papel fez umas dobras ( as abas para enfiar as capas dos livros) deu-me uma explicação breve e voilá, nasceram as capas reversíveis e acabaram-se de vez  os pespontos imperfeitos.

É bom ter um professor de Geometria Descritiva em casa, não é?



Nesta 2ª foto podem ver o interior da capa da 1ª foto.



Mas se preferirem uma capa em xadrez vermelho e branco com forro de tecido azul com cerejas basta virá-la.




E se optarem por ter uma capa em xadrez o interior será assim.



Quando a comecei a fazer optei por dar preferência ao tecido das cerejas. Depois de a acabar fiquei na dúvida se não gostaria mais do tecido de xadrez.

E vocês qual preferem?

1 comentário: