sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Linhas e mais linhas II


Levei quase um ano até me decidir abrir os sacos e ver o seu conteúdo agora não consigo parar.
Neste post vão poder ver o que descobri no 2º saco que abri. Como podem ver o emaranhado é semelhante ao do anterior.



No meio de toda esta confusão de linhas  aparecem coisas curiosas como estas pequeníssimas amostras feitas com linha finíssima, que me fizeram recuar à infância.
Cresci vendo a minha avó a fazer croché, actividade que iniciou como fonte de rendimento quando  apanhar malhas de meias  deixou de "render" à medida que as meias se tornaram mais baratas, isto  numa altura em que não havia pensões de reforma.
Lembro-me muito bem dela fazer naperons com esta linha super fina, e lembro-me que usava uma dedeira para que a agulha, cuja barbela era também ela muito fina, não lhe furasse os dedos.
E também me lembro que à custa de muito esforçar os olhos com estes trabalhos acabou por ter de ser operada às cataratas.
A minha mãe também fazia bastante croché mas era por prazer e uso próprio, eu nunca quis aprender. Agora, arrependo-me e muito de não o ter feito com quem sabia e tratava esta arte por tu. Por um lado ainda bem pois os meus olhos também não gostam muito e a graduação que tenho já é bastante alta.




Novelos intactos de linha "Mercer Crochet 100 e 60", linhas "Âncora" de espessuras várias, meadas de linha, enfim, uma panóplia de espessuras em tons branco e beije.



O conteúdo destes sacos levam-me a pensar que a sua proprietária tinha preocupação em arrumá-los por tons, pena que só estes sobreviveram arrumados. Se todo o conteúdos dos muitos sacos que herdei assim estivessem, esta minha tarefa seria muito mais fácil.



Estas fotos mostram um artigo que desconhecia, são meadas de fio 100% lã da marca Zephirwolle Orchidee de origem alemã e,  tanto quanto consegui descobrir  numa breve pesquisa no google e  com a ajuda da Isabel Freire, servem para bordar tapeçaria em lã. Tanto quanto percebemos já não se fabricam e são um verdadeiro artigo Vintage.
Há medida que no meio da confusão de linhas e lãs iam surgindo os cartões com a lã, devidamente numerados, separava-os para uma bandeja.



Depois separei-os por cores.



e seguindo o mesmo critério do dia anterior com o fio de algodão, separei-os por sacos.
Só que há medida que ia fazendo esta separação fui descobrindo meadas completas de todas as cores e tons a maioria delas com a cinta original. As que não tinham cinta e estavam um pouco desenroladas voltei a enrolar.



Roxos, bordeaux, rosas, laranjas e amarelos


Roxos, liláses, rosas fuxia, e rosas claros.


Azuis, castanhos,cinzas e verdes.
Ao todo são 163 ( salvo erro) meadas completas.


Aguardem pelos próximos capítulos porque como diz o ditado: "A procissão ainda vai no Adro", pois ainda tenho mais 3 sacos e uma enorme caixa cheia com este tipo de materiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário