terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Já cheira a Natal....




Não há muitos anos que as decorações de Natal só apareciam nas lojas e nas ruas no final de Novembro princípio de Dezembro. Quando eu o fazia em meados de Novembro, há mais de 25 anos atrás, todos me chamavam apressada.



Os Natais da minha infância e adolescência foram alegres, cheios de luz e cor. A minha mãe decorava todos os cantinhos da nossa casa, com bolas, fitas, estrelas, sinos, Presépio e árvore de Natal. A casa transformava-se e ficava em festa para receber os avós, os tios,  as tias, as primas que vinham, para festejar o Nascimento de Jesus e festejar o aniversário da minha Mãe.




Natal para mim é luz, cor, brilho, família e festa de aniversário. 

 

Ano após ano os  lugares à mesa foram ficando vazios. Quis o destino que a minha Mãe que festejava o seu nascimento no dia de Natal partisse nesse mesmo dia.
O meu Natal ficou muito mais triste.



Se o Natal passou a ser mais triste com a partida da minha mãe, este ano  mais triste será.
Graças à maldita crise que estamos a viver também nós passámos a fazer parte das estatísticas das famílias cujos filhos tiveram de emigrar para arranjar trabalho, e por esse motivo mais um lugar ficará vago na mesa da Consoada.....até quando?


Por todos estes motivos a vontade para decorar a casa não era nenhuma. 
Há semanas que a minha filha dizia: mas o que é que se passa nesta casa este ano? este ano não há Natal cá em casa? Que se passa? eu respondia-lhe que não me apetecia e que estava triste.
Eu estou triste, muito triste é verdade, mas não é justo e ela merece e muito, ter cor, alegria e luz.
E por ela fi-lo de coração apertado é verdade, mas fi-lo.




































E....embora muito mais tarde do que é hábito, cá em casa também já cheira a Natal.

2 comentários:

  1. Já é meio caminho andado para contornar a tristeza! Por cá, ainda nem o cheiro... Veremos quando terei tempo e vontade!

    ResponderEliminar
  2. Acho que essa alegria deve continuar, pelos que estão perto e pelos que estão mais longe. Um abraço**

    ResponderEliminar