quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Canelas ou Bobinas?


Sabem porque razão habitualmente se chama canela às bobinas da máquina de costura?
Em minha casa e em casa das minhas tias e avós sempre ouvi chamar canelas e nunca bobinas.


Até hoje, era nesta caixa que as guardava, foi-me oferecida com linhas de vários tipos e imensas canelas, adaptei-a para as poder ter todas juntas, desenrascava mas nem sempre funcionava pois os separadores saiam do sitio e na maioria das vezes era difícil fechar a caixa.
Quando há uns anos vi num site estas caixas pensei logo em comprar algumas, contactei a loja que as vendia mas não enviavam por correio, embora a loja fique na zona da grande Lisboa fica  fora dos meus circuitos  daí  a compra ter  ficando adiada.
Já as tinha procurado noutras retrosarias mas nunca com sucesso, estas acabaram por ser compradas por acaso pois, quando fui recentemente à Arco Íris a Metro a ideia era ir ver  tecidos e já estava de saída quando as vi.
Quando pedi 3 caixas a Sra olhou para mim com uma ar bastante admirado e perguntou-me: Para que quer tantas caixas? Cada caixa leva 25 canelas.
De facto parece estranho, mas hoje verifiquei e tenho mais de 100 canelas,  não comprei nenhuma, umas ofereceram-me outras herdei.
Como não as vou jogar fora resta-me guardá-las da melhor forma.

E... 3 caixas não chegaram pois ainda ficaram por arrumar estas e mais algumas que descobri depois de tirar as fotos.


2 comentários:

  1. E se te disser que a minha mãe chamava a isso "carretos"?!

    Já eu uso o termo bobinas...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário já vai muito atrasado, mas só para dizer que eu sempre ouvi chamar "carretos"

    Aproveito para dizer também que descobri o seu blog ontem e adoro! É simplesmente maravilhoso.

    ResponderEliminar